Pages

sexta-feira, 31 de maio de 2013


O preconceito em relação a diferença de  sexo ainda é um obstáculo a ser superado pelo Brasil pois, o número de situações envolvendo tal prática ainda é muito considerável. Essa desigualdade tão explicitada, contribui para um menor avanço em várias áreas, tendo em vista  que por diversas vezes a mulher é restringida de agir nos campos políticos, econômicos e culturais.
O problema da desigualdade de gênero é decorrente do passado social brasileiro já que, foi caracterizado por ter uma sociedade fortemente patriarcal. Dessa forma,a mulher respondia apenas aos gostos do pai e do marido, sendo em vários casos impedida de ler, entender de assuntos políticos, trabalhar, votar, ter opinião própria. Isso fez com que o gênero feminino demorasse a ingressar no mercado de trabalho e exercer seus ideais.
Toda via, influenciadas pelo ideal de luta e conquista da liberdade, foram derrubando as barreiras colocadas sobre elas. Rachel de Queiroz foi uma das heroínas brasileira que abriu as portas para inserção das mulheres ao ensino universitário a partir do seu ingresso na faculdade de letras. E outro avanço que vale ser ressaltado é no campo da política, já que após anos sem ao menos poder votar, tem-se Dilma Roussef assumindo a presidência brasileira. Logo, a persistência mostra que é possível conquistar os objetivos por mais que distante estejam.
E, que haja vontade, coragem e sabedoria para as mulheres continuarem indo à luta. Pois, não precisa mais ser a Amélia, caracterizada pela simples dona de casa. Elas, assim como eles, tem o direito ao livre arbítrio. Sendo assim, o poder legislativo deve criar leis que condenem qualquer tipo de preconceito contra o sexo feminino, reprimindo os repressores. Além disso, deve também, estimular a sociedade a partir de propagandas e palestras a entender que os gêneros não determinam profissões, salários e opiniões. Só assim, poderá haver um avanço geral.

Nenhum comentário: