Pages

domingo, 20 de junho de 2010

Desabafos, Desencontros,tudo uma negação

Carambola, o São João ta ficando cada vez mais fraco.
Cadê os participantes para quadrilha?
e Luiz Gonzaga?
cadê as fogueira, os fogos lindos?
cadê as crenças?
onde foi parar o verdadeiro São João?

Me lembro de quando era menor, pois pequena ainda sou,
das festas de São João.
Iam todos para casa de uma amigo, em frente a casa tinha uma fogueira enorme. Os mais velhos com uma pá, pegavam uma brasa e separavam na calçada para os menores acenderem as chuvinhas ou cobrinhas. Os meninos mais velhos, ficavam procurando objetos para colocar as famosas bombas de 1 real. As meninas mais velhas, iam para cozinha fazer simpatias para ter algum sinal de com quem iam casar. Os maridos e esposas dançavam ao som de Luiz Gonzaga. Todo estavam vestidos à caipira e havia todo tipo de comida junina.

Ontem, agora eu, um pouco maior, me lembro como foi a tal festa.
Quase ninguém foi, festa vazia.
não vi fogueira, mas algumas crianças ainda soltavam fogos para irritar quem passava.
usavam fósforos sem o acompanhamento de nenhum adulto. Antes não era assim, era uma brincadeira saudável, bricavamos apenas para vez as luzes que saim e ouvir o barulho com se fosse mágica. Aquelas crianças estam se divertindo com os sustos que nos davam, bem malandras elas. Os meninos e meninas mais velhas, estavam sentados ou ficavam andando para um lado e outro se raclamando da música. Os garotos,esses maiores, iam atrás de bebidas. As meninas falavam mal da música, da roupa junina , dos fogos, falavam de meninos.
Os adultos, pareciam já muito velhos, todos sentados bebendo e comendo. Poucos deles foram dançar. Aquele ambiente, aquilo tudo me deixou triste. Por que uma festa tão boa estava ficando tão ruim?

Talvez seja o preconceito, ninguém aceita mais as culturas passadas, como já disse são passadas.
Ninguém pensa mais em apenas de divertir dançando, todos querem mesmo é beijar.
Cara, dançar, sorrir é tão divertido.
é tão lindo olhar para o céu e ver aquelas estrelas cadentes artificiais, pena que não é mais comum vê-las em uma noite como a de ontem.

O São João está dormindo,
não acorda não!
ACORDAI,ACORDAI,ACORDAI JOÃO!

Nenhum comentário: